top of page

Como e quando lavar as primeiras roupinhas do bebê?

Como sabemos, a pele do bebê é bastante sensível nos primeiros meses de vida, ficando suscetível a irritações, alergias e até dermatite, que é uma inflamação da pele causada pelo contato direto com uma substância química ou causadora de alergia.


Por isso, uma das dúvidas que nós gestantes temos é sobre a lavagem das roupinhas e do enxoval do bebê em geral. Como sou mãe de primeira viagem pesquisei bastante e fui logo lavando todo o enxoval. Até o kit berço eu lavei rsrs.


Precisa mesmo lavar tudo?


As roupinhas recém compradas aparentam estar tão limpinhas, passadinhas e até cheirosas que pode bater aquela preguiça de lavá-las. Mas pediatras, dermatologistas, sites especializados e principalmente as mães, claro, são unânimes em afirmar: precisa lavar sim. As roupinhas e outros itens do enxoval passam por diversas mãos, processos e locais, desde a confecção até chegarem às lojas. Lave tudo, deixe a preguiça de lado.


Quando lavar?


Muita gente indica que se comece lá pelo sétimo ou oitavo mês de gestação. Eu acredito que é um bom período para começar, e foi o que eu fiz quando estava grávida da Valentina. Você ainda vai estar disposta nessa fase, depois tudo cansa e o montante de roupa vai gerar mais preguiça, força na peruca e vá para o tanque logooo rs.


-Como lavar as primeiras roupinhas do bebê?


Aqui entram várias premissas:


As roupinhas do bebê, bem como roupa de cama e banho, devem ser lavadas separadamente das roupas do restante da família, pois isso evita a contaminação por bactérias muitas vezes presentes nas peças dos adultos. Não existe uma regra referente ao tempo em que isso deve ser feito, mas eu até hoje lavo as roupas da Valentina separadas. É uma questão bem pessoal de hábito e preferências mesmo e sei de pessoas que lavam tudo junto. Por aqui, prefiro separar.


É indicado também ter baldes e/ou bacias só para as roupinhas do bebê, assim você evita o contato com produtos químicos ou de limpeza, que normalmente deixam resíduos nesses recipientes. Comprar baldes de cores diferentes facilita essa identificação. E caso você se pergunte para que usará baldes ou bacias já que pretende lavar as roupinhas na máquina, é para deixá-las de molho, quando necessário.


É importante também ler as instruções nas etiquetas de cada peça. Muitas tem algumas restrições, lavagem manual, secagem a sombra, etc, especialmente as peças mais finas e delicadas ou com detalhes como estampas e bordados.


Separe roupas brancas e claras das coloridas antes de lavar. Normalmente roupas de bebê de boa qualidade não soltam cor, mas dessa forma você evita qualquer contratempo com manchas.


Quais produtos usar?


Não use sabão em pó comum, amaciantes ou alvejantes que contenham cloro ou água sanitária. Prefira produtos específicos para lavagem de roupas infantis ou o bom e velho sabão de coco, seja ele em pó ou líquido (eu prefiro o líquido). Da primeira vez usei sabão de coco líquido Roma muito cheiroso, também usei e uso até hoje o Ola Bebê.


Os dois deixaram as peças macias, não danificaram e tem um cheirinho ótimo. Eu ando numa fase cheirinho de sabão, então o Ola Bebê tem sido o meu preferido.

Acho que nesse caso vale também pesquisar a opinião de outras mães, sobre quais produtos elas indicam. E também, vale uma ida ao supermercado para sentir pessoalmente a fragrância de cada um e assim escolher o que você mais gostar.


Lavagem a mão x máquina de lavar


Já vi muita indicação de lavagem manual, ou seja, a mão. Essa indicação vem do fato de acreditar-se que a lavagem na máquina pode deixar resíduos dos produtos usados nas roupinhas ou até danificá-las.


No final das contas, você tem duas opções:


– diluir o produto escolhido em água no balde e deixar as roupinhas um tempo de molho, enxagua-las, torcê-las e então pendurá-las no varal para secarem ao sol.


– lavar as roupinhas na máquina, com o produto escolhido (veja no rótulo as instruções de dosagem) escolhendo o ciclo para roupas delicadas (ou ciclo normal), centrifugar e pendurá-las no varal para secarem ao sol. Ou secá-las também na máquina.


Até hoje as roupinhas da Valentina eu faço de lavagem manual, como descrevi na primeira opção.

Acredito que quando se decide ser Mãe tem que participar em tudo, inclusive, na hora de por a mão na massa. Não pense você que estou dizendo isso porque tenho alguém que faça isso por mim. Não. Não tenho não, aqui a MAMÃE VAI PARA O TANQUE. As minhas roupas e as do marido taco logo na maquina não vou mentir.

... Mas o da Maria Valentina faço o processo manual. Claro que cada um é cada um. Então fica ao seu critério a escolha da lavagem.


– Secagem:


Já em relação à secagem o bom e velho varal por um motivo simples: as roupinhas ficam mais macias e cheirosas quando secas ao sol.


– Passando as roupinhas


Depois de lavadas e hora de passar o ferro. Todas as peças, sapatinhos, toalhas, luvas, fraudas e quando falo tudo É TUDO MESMO kkk.


Passadas as roupinhas podem ir direto para o armário ou para a cômoda do bebê. Algumas pessoas preferem colocar em sacos plásticos para proteger do pó. Eu lavei, passei e guardei tudo já no guarda- roupa e cobri com uma frauda e já aprontei a mala da maternidade, muito importante deixa-la pronta.


Vai que o seu bebê seja apressadinho hein? Olha a correia. Mamãe prevenida vale por duas.


Dicas da Mamãe:


O algodão, entre os especialistas, é considerado o melhor tecido para as roupinhas de bebê. “Deve-se evitar produtos sintéticos”. Produtos sintéticos podem impedir a transpiração e causar brotoejas. Vá nas 100% algodão sempre.


Cuidar da roupa dos recém-nascidos é trabalhoso, mas não tem como fugir. A primeira sugestão dos pediatras é lavar todas as roupinhas antes do bebê vesti-las, inclusive fraldas, toalhas e lençóis. Nada deve entrar em contato com a pele delicada do bebê antes de ser devidamente higienizado.


O mais importante é caprichar no enxágue para que não fiquem resquícios do produto no tecido. O enxague é uma das etapas mais importantes para garantir que todo resíduo de produto tenha sido retirado. “Enxague com bastante água e mais de uma vez. Essa medida ajuda a evitar coceiras e vermelhidão na pele dos bebês”.

Boa sorte, e vamos lavar roupa todo dia que alegria rsrsrsr


Valores:


sabão de coco Roma líquido R$ 10.00

Lava Roupas Líquido OLA Bebê R$ 8.85

20150127_163602.jpg
sabao_roma_coco_500ml__38480_zoom.jpg

Conheça o Cegonha na
NET

Mamãe de primeira viajem e apaixonada pelo mundo da maternidade...

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
Volte Sempre !
bottom of page