top of page

Como cortar as unhas dos bebês e recém-nascidos

Olá,


Vamos falar de unhas?! Não as suas, mas sim das unhas da sua nova fofurinha rsrsrs. Uma leitora do blog me enviou essa sugestão de pauta já que a mesma está tendo dificuldade em corta as unhas do seu sobrinho, ela é #MamãeTitia. Para quem já está com sua fofura nos braços sabe que isso é uma grande dificuldade o momento de meter a tesoura nos pequenos e delicados dedos dos bambinos, para quem ainda está com o baby na barriga acha que é moleza kkk. Um aviso gatinhas... Não é não.


Muitos bebês já nascem com as unhas um pouco compridas e daí surge às dúvidas, cortar, não cortar, usar luva o que usar??


Eu estou vivendo a fase que parece que estou dando vacina ou algo bem dolorido na minha filha, ela chora, berra, basta ver a tesoura e já começa ficar descontrolada rs! E para não facilitar nada nossas vidas, unha de bebê cresce em uma velocidade absurda, às vezes será necessário cortar até duas, três vezes por semana. Considerando ainda que, nos mais novinhos, eles ainda podem arranhar seus próprios rostos, não podemos descuidar.


Como quase tudo na maternidade, apenas requer prática. Quantas mães já não ouvi dizer que cortou o dedinho do bebê, corte pequeno, lógico, mas acontece!


Eu nunca tive medo, sempre segurei firme e mesmo agora consigo cortar numa boa. No entanto, para facilitar nossas vidas, prefiro cortar quando ela está dormindo, principalmente as unhas do pé, já que as das mãos são bem mais tranquilas, ela costuma deixar sem grandes problemas só com uns sonoros choros ao meu pé de ouvido kkk #mastalendo.


Na maternidade, a sugestão que eu dou para os bebês que nascem com a unha comprida é usar luvinhas, como esta da foto.

Para ser sincera eu não gosto das luvas, usei muito pouco elas na Valentina, acho que só na maternidade e 5 dias em casa. Depois disso passei a tesoura nas unhas (ela vivia se aranhando toda) era uma agoniaaaaaa. As pessoas próximas falavam da tal superstição “que só se deve corta as unhas do bebê após um mês” PURA BOBAGEM.

Voltando as luvas, acho que ela tira toda a mobilidade do bebê e também é um saco para coloca-las NÃO GOSTEI.


Antes da Maria Valentina nascer comprei uma tesourinha sem ponta, essa que ela está segurando na foto e verifiquei que na pratica gostei mais da que já tinha em casa, essa mais pontudinha que o papai Júnior usa e bem mais amolada então corta bem mais facil. Eu apenas lavo com agua da torneira, passo álcool 70 para esterilizar e corto as unhas dela, acho bem melhor que a sem ponta infantil que eu comprei.




• Lave bem as mãos - as suas e as da criança - com água e sabonete;


Use uma tesoura ou um cortador infantil;


• Fique de olho para não se confundir e ferir a pele;


• Procure realizar um corte mais reto, sem cutucar os cantos, que tendem a inflamar com facilidade.


O ideal, nessa idade, é repetir o procedimento semanalmente para evitar que a criança se arranhe. Já as unhas dos pés podem ser aparadas uma ou duas vezes por mês. Após os 2 anos, as unhas endurecem e ficam mais espessas, o que as tornam menos frágeis, facilitando o processo. Não há segredo. Basta usar um cortador ou uma tesoura apará-las, para que fiquem rentes aos dedos. Não há regras sobre a frequência com que se deve repetir o processo. Mas vale lembrar que unhas compridas favorecem o acúmulo de sujeira, um prato cheio para as bactérias.

Se você não consegue fazer seu filho parar de se mexer e tem medo de acabar cortando mais do que deve, um truque é deixar a criança dormir para, só então, atacar. As unhas do bebê são macias, então não é preciso muita força. É mais questão de jeito.

O segredo é afastar a unha a pele que fica embaixo para não cortá-la acidentalmente. Não exagere: é bacana deixar um pouquinho da parte branca, pra não doer. Você sabe como é ruim quando a gente corta a unha demais. Mas, se acontecer, lave com água e sabão.

Reforçando as dicas

As unhas crescem dentro do útero, então é possível que seu filho já nasça precisando apará-las. Uma solução é colocar luvinhas até chegar a casa, evitando que seu pequeno recém-nascido se machuque.

A melhor hora para cortar, sempre depois de um banho. As unhas ficam molinhas e mais fáceis de serem aparadas e consequentemente será muito mais rápido.

Está insegura, peça o auxílio de alguém. Nesta oportunidade, esta pessoa pode até ajudar a distrair o bebê/ criança. Se o bebê já segura objetos, deixe algo na mão livre dele.

Agora, quer facilidade mesmo para cortar. Espere o soninho chegar. Algumas mães não gostam, mas boa parte ainda considera esta maneira a mais prática e sem stress!

DSCN3561.JPG
Conheça o Cegonha na
NET

Mamãe de primeira viajem e apaixonada pelo mundo da maternidade...

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
Volte Sempre !
bottom of page