top of page

Maternidade da vida real. Meu bebê nasceu! E agora?


Depois do parto e de passar alguns dias no hospital, onde o bebê e a mamãe puderam contar com todo o apoio e atenção médica, chegou o momento de voltar a casa, e nesta ocasião levando um bebê nos braços.


É normal que os pais, especialmente os de ‘primeira viagem’ tenham que enfrentar dúvidas, medos e inquietações quanto ao cuidado do bebê e à nova realidade familiar. Isso pode acontecer nos primeiros dias do bebê em casa...


Convidei uma amiga, leitora do meu Blog, para contar um pouquinho de como foram os seus primeiros dias com sua bolinha de alegria o Arthur...


“Como mãe de primeira viagem e antenada nas redes sociais, assim que soube que estava grávida comecei a pesquisar, a entrar no universo das mães... Entrei em sites sobre o mundo materno, no youtube pra assistir vídeos de partos, de como se dá banho no bebe, como é a pega correta pra amamenta-lo, entrei em blogs incluindo esse aqui da Jack... Pois bem, estava me sentindo a pessoa mais preparada do mundo, super segura. Nisso passaram-se os meses e chegou o dia de eu conhecer o amor da minha vida, aquele que mudaria minha vida totalmente.


Lembro-me que os primeiros dias com o Arthur não foram nada fáceis... na maternidade tudo foi indo nos conformes, tinha minha mãe, minha irmã e alguns parentes para ajudar, não me deixaram sozinha nem por um só segundo, mas assim que cheguei em casa e me vi só com o Arthur (só eu e meu esposo) parece que meu mundo caiu, senti uma insegurança danada, me dava nervoso só de olhar pra aquele serzinho indefeso, pequenino, que nos próximos anos de minha vida e da dele, dependeria de mim pra tudo. Juro, meu Deus... foram 3 dias seguidos de choro, chorei muito, ou porque não tinha leite pra amamenta-lo, porque não sabia pega-lo direito, porque queria dar banho nele e não conseguia, porque de tão ansiosa que estava mesmo ele sendo um bebe tranquilo, a noite, eu não dormia de ansiedade, vez por outra me pegava com o dedo no nariz dele para sentir se ele estava respirando, eu parecia uma maluca, fora que me senti a pior mãe do mundo por me sentir perdida em tudo. Ou seja, tudo que havia lido tinha ido por água a baixo. Porque a minha realidade era outra.


Minha rotina mudou completamente, até me adequar levei um tempinho. Fora que algumas visitas, gostavam de dar “palpites” na criação dele, não queriam me deixar ser mãe kkkkkkk, queriam que eu fizesse do jeito deles. Era tipo: Porque você não dá chá?, seu leite é fraco!!, o umbigo dele ainda não caiu?... Havia acabado de amamentar chegava um e outro e diziam: ele tá chorando de fome (quando na realidade era sono) ou seja ao invés de ajudar as pessoas acabavam atrapalhando e me deixando mais insegura do que já estava.


Minha rotina mudou completamente, até me adequar levei um tempinho, mas hoje quase 4 meses depois me sinto uma super mãe, já peguei a “manha”... conheço o que o meu filho quer só no olhar, no jeitinho dele chorar, suas expressões, devo admitir que sim, demorei para começar a curti-lo, mas hoje tiro tudo de letra, parece que nasci pra ser a mãe do Arthur. Toda semana uma novidade... umas ótimas, como o dia que ele aprendeu a se desemborcar, sua primeira gargalhada, os primeiros balbucios... e outras nem tanto, pois mesmo amamentando descobri que meu filho tem intolerância a lactose e por isso tenho que fazer uma dieta de restrição, mas isso não é nada perto do que já passamos até hoje.


Contudo, aprendi que nossos bebes não vem com manual de instruções dizendo como deve ser a criação... cada mulher (mamãe) tem seu jeitinho de criar seu bebe e assim está sendo comigo. Não duvide da sua intuição, crie da forma que achar que deve.



Obrigada Jack pela oportunidade de escrever aqui no seu blog. Beijo para as mamães de plantão”.



Super me identifiquei com o relado da Yasodara, muito sincero e realista! Obrigada por contribuir com o cantinho de informações. Seu Arthur é lindo! Muita saúde desejo a você e sua família.


Para que os pais vivam esta etapa com tranquilidade e que, além disso, desfrutem do seu bebê e da sua paternidade, e que possam conhecer ao bebê e o bebê a eles, é conveniente seguir alguns conselhos:


Ainda que as tarefas dos primeiros dias possam deixar as mães agoniadas, é importante não se esquecer de desfrutar ao máximo do bebê, porque é único e especial na vida de toda a família, isso com muito carinho, dedicação e paciência.


3 mandamentos para pais com recém-nascidos:


1- Se você puder sentar, não fique em pé.



2- Se você puder deitar, não fique sentado.



3- Se puder dormir, não fique acordado.




Estaremos esperando as suas críticas e/ou sugestões.


Abraços a todos!




Conheça o Cegonha na
NET

Mamãe de primeira viajem e apaixonada pelo mundo da maternidade...

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
Volte Sempre !
bottom of page